Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro mostra como as literaturas africanas e afro-brasileira contribuem para a prática docente

06/06/2008 — Assessoria de Comunicação

Integrante da Coleção Cultura Negra e Identidades, o livro Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica, escrito por Iris Maria da Costa Amâncio, Nilma Lino Gomes e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, propõe ao docente uma prática pedagógica mais responsável, que privilegie o diálogo intercultural e supere preconceitos e estereótipos.

Os autores apostam no trato democrático das diferenças e mostram a importância de se cumprir o que prevêem a Lei 10.639.03 e outras legislações que buscam criar uma pedagogia mais consciente e intercultural. Como conduzir a prática pedagógica de forma que o dito na lei corresponda, de fato, a um fazer em diferença?

Além de mostrar como a literatura pode ser uma ferramenta para a efetivação da lei citada acima e também como o docente pode articular as literaturas africanas e afro-brasileira, o livro propõe atividades pedagógicas e uma reflexão sobre o cotidiano escolar, que deve privilegiar a educação da diferença e ser fomentador de uma mentalidade isenta e tolerante.

Enfatizando a importância de experiências que articulem ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da diversidade étnico-racial, o livro traz referências sobre o continente africano, com destaque para países africanos de língua portuguesa e apresenta o curso que deu origem à proposta dessa coletânea: o I Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras. A concretização desse livro é mais um marco na parceria estabelecida entre o Programa Ações Afirmativas na UFMG e o Núcleo de Inclusão Racial da PUC Minas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.