Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Grupo Editorial Autêntica investe em tecnologia digital

20/04/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Com a criação de departamento de tecnologia, editoras do grupo estudam novos modelos de negócio para o mercado do livro, como internacionalização do catálogo, criação de aplicativos e crossmedia.

Às vésperas de completar 15 anos de atividades, o Grupo Editorial Autêntica decide investir pesado em e-book e buscar novos modelos comerciais para o mercado livreiro. Integrado pelas editoras Autêntica, Gutenberg e Nemo, o grupo atua em diferentes áreas. A Autêntica, criada em 1997, é referência nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil. A Gutenberg veio em 2003, como um selo dedicado a títulos diversificados e plurais. No ano passado, quando decidiu investir em quadrinhos, criou a Nemo. Hoje, as três editoras estão consolidadas em seus respectivos campos de atuação. Em comum, está a busca constante de atualização e inovação.

Os primeiros passos foram ainda experimentais, ao disponibilizar títulos esgotados no formato e-book para download gratuito em seu site. Abreviação do termo “electronic book” ou “livro eletrônico”, o e-book possuiu o mesmo conteúdo da versão impressa, incluindo capa e contracapa, só que no suporte digital. O livro, disponível no formato PDF, pode ser lido diretamente no computador ou ser impresso. Num primeiro momento, foram disponibilizados 13 títulos, que contabilizaram mais de 15 mil downloads em um pouco mais de 24 meses.

Também em caráter experimental, o grupo lançou livros infantis como aplicativo para iPhone, iTouch e iPad na AppStore, nos idiomas inglês, francês e espanhol, além do português. Lançados em dezembro de 2010 e sem nenhuma divulgação paralela, já vendeu mais de 5 mil exemplares dos livros O menino e a gaiola, A velhinha na janela, O gato e a menina, Os feitiços do vizinho, A menina e o tambor, de Sonia Junqueira com ilustrações de Mariângela Haddad, e A tartaruga e a boneca, de Márcia leite, ilustrado por Flávio Fargas. Do total, 50% das vendas foram em português, 30% em francês, 15% em inglês e 5% em espanhol.

O responsável por essas iniciativas é o franco-brasileiro Arnaud Vin, que responde pela nova área de tecnologia do grupo e pelos muitos projetos a entrarão em vigor ainda neste ano. “Foi uma surpresa o resultado dessas iniciativas pontuais. Agora, a ideia é ampliar em várias frentes”, afirma.

Nessa busca por novos modelos de negócios, já está programada para este ano a conversão de pelo menos 50% do catálogo no formato PDF e EPUB, mais apropriado para leitores como celulares, tablets e outros. A expectativa é que o preço seja por volta de 20% a menos que a versão impressa. Também está sendo estudado o desmembramento de livros para venda por capítulos, o que torna o livro mais acessível a estudantes e pesquisadores.

Mas a prioridade mesmo é a internacionalização do catálogo de autores nacionais, para comercialização em outros idiomas. Para tanto, estão sendo negociados e fechados contratos com os principais players que operam no Brasil, incluindo outros que ainda devem iniciar suas operações no país. “O livro digital torna mais fácil levar nossos autores para fora do Brasil”.

Em termos de tecnologia, outros projetos incluem o enriquecimento do conteúdo de livros com vídeos e games, ou crossmedia, como é designado o processo de distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. “Alguns livros, têm tudo para ser uma experiência inovadora na área, com vídeos, iconografia extra, recursos para compartilhar nas redes sociais, e muito mais”, explica Arnaud Vin.

A área de educação também ocupa um lugar de destaque nas estratégias do grupo editorial. Estão sendo planejados e desenvolvidos produtos específicos para escolas, sob demanda. O primeiro projeto é sobre bullying, com edição de um livro digital e um blog. Para tanto, o grupo está contratando um editor com experiência em produção de conteúdos pedagógicos e mídias digitais.

Para dar conta dos projetos, Arnaud Vin conta com o apoio de dois profissionais, Marcelo Miranda, na área da tecnologia, e Tales Leon de Marco, na área do conteúdo. “Certamente a equipe de tecnologia deverá crescer em breve, mas a prioridade neste momento é criar uma cultura interna para desenvolver um padrão de excelência próprio.”

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.