Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Filósofo Giorgio Agamben ganha mais um título no Brasil

25/06/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Giorgio Agamben é um dos filósofos mais influentes da atualidade. Conhecido pela interação que faz entre a filosofia, a política, a literatura e outras artes, o italiano assumiu um papel fundamental na filosofia contemporânea ao discutir o homem, a sociedade, a ética e a política modernos sob uma nova perspectiva. Mais um título desse pensador chega ao Brasil pela Autêntica Editora: A comunidade que vem, com tradução e notas do doutor em filosofia Cláudio Oliveira. A obra integra a Coleção Filô e faz parte da Série Filô Agamben.

A comunidade que vem, lançado originalmente em 1990, apresenta reflexões filosóficas de Agamben sobre como pensar uma comunidade não fundada nas ideias de identidade e universalidade. Composto de 19 ensaios e de fragmentos sobre o tema do “irreparável”, ou seja, a incontornável condição profana do mundo, este livro ainda traz a “Apostila 2001”, com o texto Tiqqun de la noche, escrito especialmente para a reedição italiana da obra, em 2001.

De acordo com Cláudio Oliveira, Agamben propõe nesse livro uma investigação que leva inevitavelmente a reflexão política a se debater com questões lógicas, linguísticas e ontológicas, visto que para o italiano, a distinção entre política, estética, ética, ontologia e outras saberes não faz sentido: “A comunidade que vem busca precisamente demonstrar que um conceito que costumamos entender como essencialmente político, como o conceito de comunidade, só pode ser entendido a partir de seu aspecto lógico e, consequentemente, também ontológico”.

Para Raul Antelo, que assina a orelha, esta obra “poderia ser vista como a releitura, feita pelo próprio Agamben, de seu método arqueológico”. E complementa: “A comunità de Agamben não significa a comunidade nem mesmo o comunismo, o comunitarismo. Che viene também não quer dizer futura. Quer dizer inoperante e decreativa. Impolítica. Algo que está sempre chegando, no meio de uma coletividade e é, justamente, porque nunca acaba de chegar por inteiro, que ela resiste ao coletivo e até mesmo ao indivíduo”.

A comunidade que vem é o quarto título da série Filô Agamben, que já conta com Introdução a Giorgio Agamben – Uma arqueologia da potência, de Edgardo Castro, O homem sem conteúdo, do próprio Agamben, com tradução de Claudio Oliveira, e Ideia da prosa, com tradução, prefácio e notas do português João Barrento. Os próximos lançamentos da série são O tempo que resta (Il tempo che resta), Bartleby ou a fórmula da criação (Bartleby o la formula dela creazione), Meios sem fim (Mezzi senza fine) e A potência do pensamento (La potenza del sensiero).

Sobre o autor – O filósofo Giorgio Agamben nasceu em 1942, em Roma, e laureou-se em Direito, em 1965. Em 1966, participou do primeiro Seminário de Thor, que Heidegger realizou a convite de René Char. Entre 1974 e 1975, pesquisou em Londres na Warburg Institute Library. Entre 1982 e 1993, assumiu a tarefa de apresentar ao público italiano uma edição completa das obras de Walter Benjamin pela editora Einaudi, de Turim. Nesse processo acabou descobrindo textos inéditos de Benjamin na Biblioteca de Paris. Entre 1986 e 1993 foi diretor de programa do Colégio Internacional de Filosofia de Paris. A partir de 1988, passou a ensinar na Itália, primeiro em Macerata, depois em Verona e, por fim, em Veneza, de onde se demitiu em 2009.

Sobre o tradutor – Cláudio Oliveira nasceu no Rio de Janeiro. Coordenador da série Agamben da Coleção Filô, é graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor-associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Filosofia Antiga e Contemporânea, e Filosofia e Psicanálise. Organizou Filosofia, Psicanálise e Sociedade (Ed. Azougue) e, pela Autêntica, publicou a tradução de Íon de Platão, e a tradução de O homem sem conteúdo, de Agamben.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.