Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Escritor indígena lança livro para crianças sobre os povos da floresta

22/08/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Vencedor do 8º Concurso FNLIJ Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, a história Olho d’água – O caminho dos sonhos, de Roni Wasiry Guará, do povo indígena Maraguá, pode agora ser lida por todos: a Autêntica Editora publica em livro o texto vencedor, possibilitando que chegue às mãos de mais pessoas.

Numa narrativa emocionada, o autor fala do passado e do presente da vida dos índios de sua tribo, uma das poucas de origem Aruak no Baixo Amazonas. Lembra dos “tempos de paz”, quando corriam à vontade pelas florestas, exerciam livremente seus costumes e tradições, tiravam da terra o próprio sustento com o respeito e o cuidado devidos. Resgata costumes, valores e tradições aprendidos com os mais velhos. E chega aos “tempos de mudança”, com a vinda do homem branco: a devastação, as doenças, a miséria, a descaracterização e a degradação da vida dos povos indígenas.

Com uma linguagem simples e comovente, Roni Wasiry Guará não apenas mostra cenas e traços da cultura indígena, mas também provoca reflexão sobre a liberdade e a responsabilidade de cada um para com o planeta e a natureza.

Como explica o ilustrador Walther Moreira Santos, o título significa também um lugar sagrado, pois os olhos d’água são a origem da própria vida. Foi com esse sentimento, de quem se aproxima de algo sagrado, que ele ilustrou as páginas do livro, usando, basicamente, aquarela e lápis de cor. Para a capa, como fundo, usou uma tela de tinta acrílica sobre um pedaço de madeira que resgatou de uma fogueira de São João.

Sobre o autor – Natural do Paraná do Ramos, no Amazonas, Roni Wasiry Guará é professor da escola CFR – Casa Familiar Rural, que trabalha com questões voltadas para o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental, o manejo florestal e técnicas agrícolas. Formado em Pedagogia Intercultural Indígena, dá palestras sobre temas indígenas, além de trabalhar como radiologista em Boa Vista do Ramos (AM), cidade onde vive com sua família.

Sobre o ilustrador – Walther Moreira Santos é pernambucano de Vitória de Santo Antão. É formado em Direito, mas o que gosta mesmo de fazer é escrever e ilustrar. Autor de várias obras para adultos, possui 21 livros autorais publicados, diversos ilustrados, mais 170 mil exemplares vendidos, 100 prêmios literários e três peças teatrais montadas. Pela Autêntica, publicou A longa lenga-lenga de Nona Milonga, Tem tupi na oca e em quase tudo o que se toca e tem, no prelo, Gata Mirrada e outros poemas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.