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Educadora propõe formas de tornar a escola inclusiva a portadores de necessidades específicas

27/08/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Um dos principais desafios da educação é tornar a escola acolhedora às diferenças sociais e às condições e níveis de aprendizagem que alunos e alunas possam apresentar. É tornar-se uma “escola inclusiva” ou uma “escola aberta às diferenças”. Para a educadora Margareth Diniz, autora de Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas: avanços e desafios, lançamento da Autêntica Editora, “inclusão requer mudança de paradigma”.

Destinada a professores, a obra oferece um panorama sobre as questões que abrangem o universo da inclusão de portadores de deficiências e necessidades específicas para que o ambiente educacional se torne acolhedor e inclusivo.

Segundo Margareth, é preciso se distanciar do paradigma clássico de ensino, em que a escola, como instituição social, foi tradicionalmente idealizada para públicos que correspondiam a um padrão de normalidade, reproduzindo, por meio de seus rituais e práticas, discursos que definiam e legitimavam o que era considerado norma e desvio, normalidade e anormalidade. É com base nesse novo modelo de educação inclusiva que a autora produziu esta obra. Com o objetivo de ajudar a recriar e reinventar a escola diante da diversidade, propondo a formação de professores como uma ação contínua que se produz no cotidiano, ela apresenta questionamentos, problematizações e análises das concepções sociais sobre as “deficiências, bem como sobre sua relação com a prática educativa.

O livro, que pode ser utilizado como um interlocutor para aprender a lidar com os desafios encontrados nas escolas, é dividido em quatro partes e explora questões como o saber, a inclusão e a formação docente; a inclusão e as mudanças por ela requeridas; a definição do alunado com deficiência e/ou necessidades específicas e por fim uma reflexão sobre o constante desafio de trabalhar com este tipo de aluno.

Sobre a autora – Margareth Diniz é professora adjunta de Psicologia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenadora do programa de pesquisa/extensão Caleidoscópio e integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação, ambos da UFOP. Integra, ainda, o Núcleo de Pesquisa sobre formação e condição docente – PRODOC/FaE-UFMG e o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UFOP, na linha Diversidade, Inclusão e Práticas Educativas. Participou, como coordenadora de tutoria, do curso Educação, Diversidade e Cidadania promovido pelo Núcleo de Psicologia da UFOP, em parceria com a Cátedra Unesco. Tem formação psicanalítica, atuando em pesquisas do campo Psicanálise e Educação, além de pesquisas e extensão relacionadas a formação docente, diversidade de gênero e sexualidade, raça e etnia e inclusão de pessoas com deficiência, bem como questões que envolvem a relação com o saber e a subjetividade no campo educacional.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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