Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educador propõe teoria da educação que supere normas humanistas e se baseie na inclusão social e no respeito às diferenças

29/05/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Muitas práticas educativas são baseadas em ideias sobre o que significa ser humano. Mas qual é a definição de humanidade? Qual é a medida da humanidade? O que significa levar uma vida humana? A dificuldade em definir o que é humanidade e a amplitude do tema leva filósofos e estudiosos a questionarem as práticas educativas amparadas nessa teoria. Lançado pela Autêntica Editora, Para além da aprendizagem – Educação democrática para um futuro humano, de Gert Biesta e tradução de Rosaura Eichenberg, reflete sobre o que poderia ocorrer se educadores tentassem superar os fundamentos humanistas da educação moderna, partindo de uma nova ideia sobre o “fazer” educação. Ou seja, se os educadores passassem a tratar a questão do que significa ser humano como uma questão radicalmente aberta, uma questão a que só se pode responder participando na educação, em vez de uma questão que necessita de resposta antes educar.

Para o educador Gert Biesta, o humanismo acaba propondo uma norma de humanidade, uma norma do que significa ser humano, e, ao fazê-lo, exclui aqueles que não vivem ou são incapazes de viver de acordo com essa norma. Neste livro, ele oferece uma forma diferente de entender e abordar a educação e levanta questões importantes sobre a pedagogia, a comunidade e a responsabilidade educacional, apresentando um estudo sobre a aprendizagem realmente democrática, que necessariamente trata da questão sobre os modos de vivência num mundo de pluralidade e diferença, questionando a ideia de que só podemos viver juntos se conseguirmos providenciar uma definição comum de nossa humanidade.

Voltada para educadores de todas as áreas e dos mais diferentes cenários, Para além da aprendizagem fornece uma consistente teoria educacional baseada em uma educação democrática, na inclusão social e na formação humana. A obra integra a coleção Educação: experiência e sentido, coordenada pelos educadores Jorge Larrosa e Walter Kohan e que já conta com outros 12 títulos.

Sobre o autor: Gert Biesta é professor de Teoria e Política Educacional na Universidade de Luxemburgo e editor de Studies in Philosophy and Education. Seu trabalho se centra na teoria e filosofia da educação e na pesquisa educacional, com particular interesse na questão da democratização. Visite o site do autor: www.gertbiesta.com.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.