Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Dicionário Histórico das Minas Gerais ganha nova edição, revista e ampliada

06/02/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Após quase dez anos do lançamento de sua primeira edição, o Dicionário histórico das Minas Gerais – Período Colonial, escrito pelas historiadoras Adriana Romeiro e Angela Vianna Botelho, é relançado pela Autêntica Editora em sua terceira edição, revista e ampliada. A obra, tida como referência aos estudos sobre o período, ganhou novo formato e novos verbetes, além de atualizações, cuidadosa revisão e um novo tratamento nas imagens que acompanham o texto.

Elaborado inicialmente para servir como um instrumento de consulta, além de apresentar uma visão ampla de temas e eventos relevantes para a compreensão da história de Minas Gerais, este livro também revela ao leitor um rico painel da história de Minas Gerais durante o período colonial, a partir de um amplo repertório temático. Sob a forma de verbetes, ele sistematiza e organiza a produção historiográfica mineira sobre os temas e eventos ocorridos a partir do final do século XVII até 1808, tendo como palco a Capitania das Minas Gerais, e conta também com a contribuição de especialistas da área, com ilustrações e com uma vasta bibliografia após cada um dos verbetes.

Este dicionário histórico abrange diferentes aspectos da história mineira setecentista, desde sociedade, política, cultura e economia, com informações baseadas em uma preciosa pesquisa ancorada nos estudos mais recentes sobre os assuntos relativos ao período colonial de Minas Gerais.

Para as autoras, este dicionário oferece ao leitor uma importante fonte de consulta, mas pode ser folheado página à página, como um livro, por ser também um minucioso estudo sobre a rica história das Minas Setecentistas: “Com o objetivo de oferecer uma visão mais ampla de cada tema, os verbetes remetem-se uns aos outros, completando-se mutuamente. Assim, este livro permite inúmeras possibilidades de leitura e consulta, de acordo com os diferentes níveis de aprofundamento exigidos pelo leitor”, completam.

Sobre as autoras – Adriana Romeiro é formada em História pela Unicamp, onde obteve também o seu doutorado. É professora associada do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma de suas obras mais recentes é o livro Paulistas e emboabas no coração das Minas: idéias, práticas e imaginário político no século XVIII, publicado pela Editora UFMG.

Angela Vianna Botelho é formada em História pela PUC Minas, com especialização em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação (PREPES) da mesma instituição. Foi professora da rede particular de ensino em Belo Horizonte e autora, com Liana Maria Reis, do Dicionário Histórico do Brasil: Colônia e Império, publicado pela Autêntica Editora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.