Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Diários da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol ganham edição primorosa no Brasil

25/10/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Publicados pela primeira vez no Brasil, os diários “Um Falcão no Punho”, “Finita” e “Inquérito às Quatro Confidências” são os primeiros lançamentos da Autêntica Editora, que pretende trazer ao País a obra completa da escritora

Maria Gabriela Llansol (1931-2008) é reconhecida hoje como uma das mais importantes e talentosas escritoras de Portugal. Sua vasta produção literária foi – e ainda está sendo – redescoberta por leitores e estudiosos, que passaram a considerá-la, como afirmou o compatriota Eduardo Lourenço, renomado crítico, “o próximo grande mito literário português”. E para fazer justiça à produção de Llansol, a Autêntica Editora lança, agora em outubro, as primeiras três publicações de uma série de livros da escritora que chegarão ao Brasil pela editora: Um Falcão no Punho, Finita e Inquérito às Quatro Confidências.

Os três livros, denominados “diários”, de Maria Gabriela Llansol, ganham um acabamento sofisticado. Além de vendidos em separado, os três volumes também podem ser adquiridos em conjunto, com caixa própria que inclui uma edição de entrevistas realizadas com a escritora. As edições brasileiras são coordenadas pela escritora Lúcia Castello Branco, que conheceu a autora portuguesa em 1992 e tornou-se sua amiga e uma das maiores especialistas brasileiras em sua produção literária, já tendo publicado o livro Os Absolutamente sós – Llansol, a Letra, Lacan. A empreitada também conta com o apoio do Espaço Llansol, em Sintra (Portugal), coordenado por João Barrento, que viabilizou o acesso à obra de Maria Gabriela.
De acordo com Lúcia, a decisão de inaugurar a série de lançamentos de Llansol no Brasil com os Diários se deve aos comentários sobre a escrita presentes no material, que serve como um cartão de visitas à obra da escritora: “Decidimos começar pelos diários, que não são ‘íntimos’, no sentido corriqueiro do termo, mas diários de escrita. Llansol os escreveu enquanto escrevia outros livros, como o Lisboaleipzig, Restante Vida, O livro das comunidades. Como são livros muito importantes no contexto da obra da autora, e como seus comentários, sobre escrita e leitura, são sempre muito iluminadores de sua obra e de uma teoria do texto, julgamos que iniciar as publicações pelos diários seria uma boa apresentação de toda a produção de Maria Gabriela Llansol no Brasil.”

As publicações são um registro fiel dos diários da escritora, apenas revisados conforme o Novo Acordo Ortográfico. São mantidos, propositadamente, seus vazios, saltos e supressões.

Um Falcão no Punho abrange os 78 registros do período em que a escritora esteve em Jodoigne, Lisboa e Herbais, entre 27 de março de 1979 e 15 de setembro de 1983.

O segundo volume, Finita, começa com um registro do verão em Alpedrinha, em 1939,e vai de 2 de novembro de 1974 em Lovaina até 6 de agosto de 1977, em Jodoigne, quando ela acabou de escrever A Restante Vida.

No terceiro volume, Inquérito às Quatro Confidências, além dos registros entre 1994 e 1996, há ainda fotos e fac-símiles de anotações da autora.

Os brasileiros Alice Ruiz e Arnaldo Antunes, além de Lucia Castello Branco, assinam “a parte nobre” dos livros, as orelhas e contracapas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.