Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coletivo 21 lança antologia no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

06/09/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Chegada do livro ao mercado editorial marca, também, o lançamento oficial do grupo de escritores mineiros

Criado, no mês de maio, como um fórum para a troca de ideias e a organização de iniciativas para dar visibilidade aos escritores e suas obras, o Coletivo 21 lança, no dia 9 de setembro de 2011, em Belo Horizonte, o resultado da primeira ação do grupo: um livro homônimo com a reunião de 33 textos, em prosa e verso, publicado pela Autêntica Editora. Coletivo 21 é uma antologia com uma proposta diferenciada: um mosaico de contos, crônicas, versos e aforismos, trechos de romance e biografia, além de um texto visual. Dela participam alguns dos principais escritores da atualidade e novos nomes do cenário literário, integrantes do Coletivo 21, que apresentam sua visão particular sobre os mais variados temas.

A orelha é assinada pelo escritor Luiz Ruffato e a apresentação é feita pela escritora Vivina de Assis Viana. “A antologia é uma espécie de cartão de visita do grupo, uma vitrine para mostrar ao leitor que os escritores perpetuam, em Minas Gerais, a tradição do fazer literário, sem a presunção de buscar um padrão estético ou de tentar compreender o momento literário”, afirma o jornalista e escritor Adriano Macedo, organizador da antologia e coordenador do grupo Coletivo 21.

“Coletivo 21, título mais sintomático que simbólico, carimba as intenções de um grupo de escritores que pretende analisar, discutir e, se possível, apreender – com sensatez e sensibilidade –, dentro e fora dos livros, a insensatez e a insensibilidade que, nos últimos tempos, povoam certos segmentos político/artísticos da sociedade, sobretudo no que se refere à literatura do século 21”, comenta Vivina de Assis Viana no prefácio.

Já Luiz Ruffato afirma, na orelha do livro: “esta antologia vem responder, entusiasticamente, que a literatura mineira está mais viva que nunca. O leitor encontrará juntos 23 autores (vários deles já bastante conhecidos nacionalmente), que oferecem o melhor de sua produção em contos, que vão dos curtíssimos aos mais longos (Caio Junqueira Maciel, Neusa Sorrenti, Adriano Macedo, Carlos Herculano Lopes, Duílio Gomes, Luis Giffoni, Ronald Claver, Malluh Praxedes, Branca Maria de Paula, Francisco de Morais Mendes, Jaime Prado Gouvêa, Jeter Neves, Jorge Fernando dos Santos, Ronaldo Guimarães, Ronaldo Simões Coelho e Sergio Fantini), trecho de romance (André Rubião), poemas (Antonio Barreto, Dagmar Braga e Olavo Romano), trecho de biografia (Cristina Agostinho), aforismos (Leo Cunha) e até mesmo em um devaneio gráfico (Cláudio Martins). Ao final da leitura fica a constatação: a tradição de Minas Gerais como sinônimo de literatura de boa qualidade está mantida!”.

O Coletivo 21 é formado por autores que, juntos, têm mais de 300 títulos publicados nos mais variados gêneros literários, muitos deles premiados e reconhecidos no Brasil e no exterior. O primeiro livro do grupo é dedicado ao escritor Cunha de Leiradella, “português mineiro adotivo, companheiro dos coletivos”, e Alécio Cunha, poeta, jornalista, “amigo dos amigos”. A antologia será lançada em outras cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O grupo também criou o site www.coletivo21.com.br, que contém informações sobre o Coletivo 21 e seus integrantes, além de um blog com a publicação de textos variados.

Conheça os perfis dos escritores do Coletivo 21 e confira o sumário da publicação.

Lançamento da antologia Coletivo 21
Dia: 09/09/2011
Hora: 19h
Local: Serraria Souza Pinto (avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte), no estande da Autêntica Editora (nº 39), como parte da programação do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.