Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coletânea de artigos internacionais sobre práticas patrimoniais e museográficas ganha dois capítulos extras em edição brasileira

09/11/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Lançamento do livro ‘Inovações, coleções, museus’, organizado por Maria Eliza Linhares Borges, será no dia 16 de novembro, no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte

Em fevereiro de 2010, a revista francesa Revue du Musée des Arts et Métiers, em uma publicação dupla, divulgou alguns artigos reunidos em uma edição especial intitulada Innovation, collections, musées. A partir desses textos, a Autêntica Editora lança uma tradução que ainda inclui mais dois estudos sobre temas brasileiros. Inovações, coleções, museus, organizado por Maria Eliza Linhares Borges, aborda as práticas patrimoniais e museográficas desenvolvidas ao longo do século XIX e na atualidade em países como Itália, França, Canadá, Bélgica, Japão e Brasil.

As análises reunidas na obra aproveitam da pesquisa e da experiência dos autores no campo da história e da ciência. Além disso, também trata dos elementos materiais da cultura e das relações entre museus e exposições universais, porém com uma linguagem contemporânea. Os artigos também analisam e refletem sobre a valorização das invenções, a continuidade da história da preservação de coleções não só artísticas, mas também técnico-científicas.

São treze capítulos acerca dos temas citados, todos eles com ilustrações, fotos e boxes explicativos. Um deles é dedicado apenas aos alambiques de cachaça brasileiros, tratando também da produção e do comércio dessa bebida da “América Portuguesa”. Outra presença brasileira dentre os textos é a da própria organizadora da obra, Maria Eliza Linhares Borges, que explora o campo dos museus comerciais e das exposições universais.

Os autores se detêm nas culturas de preservação e valorização das inovações técnico-científicas e nos modos como os museus têm contribuído, ontem e hoje, para formar, ensinar e divulgar suas coleções, condição necessária para a valorização do patrimônio cultural da humanidade.

Sobre a organizadora – Maria Eliza Linhares Borges é historiadora pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde hoje é professora e sub-coordenadora no núcleo de História. Trabalha com diversas linhas de pensamento ligadas à arte e ao patrimônio cultural.

Lançamento de Inovações, coleções, museus
Data: 16/11/2011, às 19h30
Local: Auditório do Museus Histório Abílio Barreto
Avenida Prudente de Morais, 202 (Cidade Jardim) | Belo Horizonte (MG)

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.