Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Antropóloga analisa o sentido do amor em diversas sociedades

18/06/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Ainda que a experiência amorosa seja universal, a percepção desse sentimento não ocorre exatamente da mesma maneira em todas as sociedades. Trabalhando com conceitos como selvageria, domesticação e disciplinamento do amor, a filósofa e antropóloga Josefina Pimenta Lobato demonstra, em Antropologia do amor – do Oriente ao Ocidente, lançamento da Autêntica Editora, como diversas tradições elaboram e dão sentido a essa experiência.

A autora percorre o imaginário amoroso de diversos povos, desde os poemas dos antigos trovadores medievais até as narrativas do Oriente Médio e Índia, para identificar as diferenças e inesperadas coincidências dessa atmosfera transcultural.

Até os anos 1980, os antropólogos apontavam o amor romântico como um produto somente da cultura Ocidental. Posteriormente, outras teses desmistificaram a teoria, criando os conceitos de amor domesticado, que glorifica a paixão e o descontrole, e o amor disciplinado, que nega justamente o mesmo entusiasmo. Neste sentido a trágica estória de Tristão e Isolda, a selvageria do amor em Layla e Majnun e a paixão sagrada de Krishna e Radha são algumas das obras literárias que inspiram a investigação da autora.

Composto por quatro capítulos, a obra contempla temas como a origem do amor romântico, a celebração do amor no século XII, o amor disciplinado no contexto indiano e, finalmente, como se dá a construção do amor domesticado no mundo dos indivíduos. O livro se aprofunda muito além do “interesse meramente local para situar-se entre as obras de escopo universal”, como cita, na apresentação do livro, Rita Laura Segato, mestre e doutora em antropologia social pela Universidade Queen de Belfast, Irlanda do Norte. “O leitor tem em suas mãos uma obra de rara erudição e capaz de oferecer pistas para dilemas tanto de ordem acadêmica quanto existencial”, conclui.

Sobre a autora – Josefina Pimenta Lobato é doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora titular da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade da FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura) e professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.