Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro infantil brinca com palavra “enrolada” usando métrica e rima

13/06/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A infância é um período da vida marcado pela curiosidade e pelos questionamentos. É esse o mote de Caraminholas, resultado da parceria entre a escritora Bel Assunção Azevedo e o ilustrador Cláudio Martins, lançamento infantil da Autêntica Editora. Brincando com ritmos e sonoridades, o livro traz a saga de um pequeno pensador em busca do significado de uma palavra que lhe tirou o sossego.

A história começa quando o garoto se depara com a palavra “caraminhola” e não consegue entender seu significado. Será uma mistura pura de caracol com piolho? Será que é um bicho estranho que se arrasta pelo chão? Empenhado em descobrir, vai atrás da professora, do pai e da mãe, mas os adultos não lhe dão a devida atenção.

As ilustrações dialogam com o enredo envolvente, em que o menino pula entre divagações, bichos, ideias e pensamentos, mostrando a mente ativa de uma criança, numa linguagem divertida, repleta de rimas e ritmo: “Para você ter uma base, eu quase fundo a cachola, pois disseram que a cabeça sempre tem caraminhola”. A busca só chega ao fim quando o narrador encontra o dicionário e mais uma lista de palavras novas para estimular sua imaginação e curiosidade.

Mas nosso investigador não entrega facilmente a resposta: desafia seu pequeno leitor a se familiarizar com o dicionário, conhecer palavras novas e começar a própria busca pelo conhecimento.

Sobre a autora – Bel Assunção Azevedo descobriu o prazer da leitura muito cedo, mas o mundo da literatura só foi fazer parte do seu dia-a-dia quando teve a oportunidade de trabalhar com o pai, o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo. Um dia, conversando com ele, teve a ideia de escrever algo sobre palavras enroladas, e “caraminholas” foi a primeira que lhe veio à cabeça. Na época, Bel experimentava escrever com métrica e rimas, e descobriu um ritmo interessante para a leitura oral. Suas caraminholas, então, se transformaram em livros.

Sobre o ilustrador – Cláudio Martins estudou Desenho Industrial e durante muitos anos trabalhou em projetos de tecnologia, meio ambiente e cultura, além de circular por jornais e revistas. Mas considerava o mundo adulto sem imaginação, sem fantasia e sem criatividade; então, resolveu mergulhar de cara e coração na literatura infantil. Para ele, ser criança é muito mais que um estado de espírito: é um estado de inteligência.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.