Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

História indígena vencedora de concurso nacional vira livro infantil

08/07/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A cultura oral indígena brasileira acaba de ganhar um aliado a sua perenidade com o livro Guaynê derrota a Cobra Grande – Uma História Indígena, do escritor amazonense Tiago Hakiy, descendente do povo sateré-mawé. O texto foi o ganhador do 9º Concurso Tamoio de Textos de Escritores Indígenas, promovido em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI). Agora, com sua publicação pela Autêntica Editora, a lenda pode ser conhecida por crianças de todo o Brasil.

O livro conta a história do guerreiro mawé Guaynê e sua vitória sobre a grande Moi, uma cobra maligna que apavorava seu povo. Apaixonado pela filha do chefe da tribo, a bela Tainá, Guayné ainda não tinha tido coragem de pedir a mão dela quando a terrível cobra captura seu grande amor. Valente e destemido, ele se lança ao rio para resgatar a jovem e provar sua bravura.

As ilustrações em aquarela de Mauricio Negro, ricas em cores vibrantes, representam em detalhes a fauna e a flora brasileiras, bem como os objetos, a culinária e os hábitos de um povo ribeirinho que vive na floresta. O texto de Tiago Hakiy, acessível às crianças, introduz o pequeno leitor não apenas à cultura e aos valores indígenas, mas também a seu vocabulário. Ao final, há um glossário, que explica termos típicos, como tarubá, pajé, mauary, perau e muitas outras palavras.

Sobre o autor – Tiago Hakiy é poeta, escritor e contador de histórias tradicionais indígenas. Natural de Barreirinha, no estado do Amazonas, descende do povo sateré-mawé. É autor de Awyató-pót: histórias indígenas para crianças; Águas do Andirá; Petrópolis. Tem textos publicados nas antologias A quinta estação e Antologia poética dos escritores indígenas. É membro do Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn). Em 2012 foi vencedor do Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. Formado em Biblioteconomia pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), mora no coração denso da floresta amazônica, onde ocupa o cargo de assessor especial na Prefeitura Municipal de Barreirinha.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.