Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Especialistas discutem o ensino da filosofia na infância

11/12/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

As relações entre educação, filosofia e infância são o foco de Filosofar – Aprender e ensinar, lançamento da Autêntica Editora, organizado pelos educadores Ingrid Müller Xavier e Walter Omar Kohan, que reúne 15 textos produzidos pelos mais renomados professores e pesquisadores de universidades do Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Venezuela, África do Sul, Colômbia e Reino Unido.

A obra está organizada em quatro eixos temáticos: Infância e alteridade; Aprender e ensinar filosofia; Filosofia e vida; e Ensino de filosofia e governo. Neles, destacam-se a preocupação com a infância nas tradições ocidentais e africanas; a experiência da fragilidade; a mágica; os exercício de si; o desejo pela filosofia; a experiência artística; cultura e filosofia; o nomadismo; o cuidado com a transformação de si; a escuta hospitaleira; os livros ilustrados; o governo das condutas.

Foucault, Heidegger, Marx, Deleuze, Guattari, Badiou e outros estão entre os principais interlocutores dos autores, que buscam refletir sobre as relações entre educação, filosofia e infância. A filosofia é ensinável? Se sim, como aprendê-la? Que modos de vida a filosofia pode oferecer? Há educação para além da formação? Crianças podem filosofar? Eis alguns dos interrogantes que os autores compartilham nessa obra, que combina o rigor da reflexão acadêmica com a claridade dos que apostam em, juntos, pensar problemas, acima de qualquer preciosismo técnico.

O livro foi produzido a partir do encontro ocorrido no VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, realizado em 2012 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde já é uma tradição a reunião entre professores, alunos e especialistas em filosofia do Brasil e de outros países. O foco do trabalho não é somente o compartilhamento de ideias sobre a prática educacional da filosofia, mas os questionamentos que existem em vários campos do que acontecem durante o aprendizado.

Sobre os organizadores – Walter Omar Kohan é pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8. Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), recebeu, em 2008, o Prêmio “Cientista de nosso Estado” na área Educação. Publicou mais de cinquenta artigos em periódicos especializados e é autor ou organizador de trinta livros, no Brasil e no exterior. Seus textos estão publicados em espanhol, francês, italiano, inglês, finlandês e húngaro, além do português.

Ingrid Müller Xavier é doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista TCT pela FAPERJ.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.