Grupo Autêntica

Newsletter Contemporânea
Violência desce para a escola, A - As manifestações da violência no ambiente escolar e a construção da identidade de jovens

Violência desce para a escola, A - As manifestações da violência no ambiente escolar e a construção da identidade de jovens

Livro físico Impressão sob demanda  impressão sob demanda

Disponível Em Breve

Carregando...

“O livro de Carla Araujo constitui para cada um de nós um momento importante de reflexão e de alargamento de nossa compreensão sobre as relações entre violência e escola. A pesquisa desenvolvida em escola pública de Belo Horizonte privilegia os episódios de violência observados na unidade escolar, que traduzem a experiência de afrontamento de moradores de bairros geograficamente próximos, mas distantes simbolicamente em razão da rivalidade e de formas de conflitos cotidianos. O estudo inova porque investiga as formas de constituição da identidade desses adolescentes que experimentam não só a violência no seu cotidiano, mas o estigma no interior da escola em decorrência do seu lugar de moradia. Mergulhados em ambientes de extrema insegurança e medo, os jovens desenvolvem algumas estratégias na busca de segurança e formação da identidade pessoal que recusam, algumas vezes, formas grupais de sociabilidade, comuns nessa faixa etária. Ao perceber apoio apenas no grupo familiar e em poucos amigos, os jovens tentam lidar com a própria ambigüidade dessa situação. Assim, a violência observada na escola não é exclusivamente escolar, pois exprime menos uma reação à instituição do que a demarcação de espaços de poder, uma espécie de afirmação, pela violência, do direito de ser reconhecido, em situações de extrema desvantagem, decorrente do estigma.”

(Marília Sposito)

Páginas: 176 • Formato: 14,0 x 21,0 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9788575260647 • Código: 26667 • Categoria(s): Educação, Ensaios, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 06/2007


Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.