Gert Biesta (autoria), Rosaura Eichenberg (tradução)
Muitas práticas educativas são baseadas em ideias sobre o que significa ser humano. Assim, a educação é concebida como a produção de subjetividades e identidades particulares, tais como a pessoa racional, o indivíduo autônomo ou o cidadão democrático. Esta obra reflete sobre o que poderia ocorrer se educadores tentassem superar os fundamentos humanistas da educação moderna, partindo de uma nova ideia sobre o “fazer” educação.
Ou seja, tratando a questão do que significa ser humano como uma questão radicalmente aberta, uma questão a que só podemos responder participando na educação, em vez de uma questão a que precisamos responder antes de poder participar na educação. O livro oferece uma forma diferente de entender e abordar a educação, que incide sobre as maneiras pelas quais os seres humanos vêm ao mundo como indivíduos únicos pelo modo como reagimos responsavelmente ao que e a quem é o outro.
A obra ainda levanta questões importantes sobre a pedagogia, a comunidade e a responsabilidade educacional, contribuindo para que educadores, tanto de crianças quanto de adultos, entendam quais suas responsabilidades e seus compromissos para promover uma educação verdadeiramente democrática.
Páginas: 208 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: brochura • Título original: Beyond Learning - Democratic Education for a Human Future • Editora origem: Paradigm Publishers • ISBN: 9788582172254 • Código: 29311 • Categoria(s): Educação, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Educação: experiência e sentido • Coordenadores da Coleção Jorge Larrosa, Walter Kohan • Mês/Ano de publicação: 05/2013 • Primeira edição: 05/2013