Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria da Conceição F. R. Fonseca
R$ 54,90
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Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entrelaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática. As autoras elegeram quatro enunciados que circulam recorrentemente em diversas práticas sociais: “Homem
é melhor em matemática (do que mulher)”; “Mulher cuida melhor…
mas precisa ser cuidada”; “O que é escrito vale mais” e “Mulher também tem direitos”. A análise que elas propõem aqui mostra como os discursos sobre relações de gênero e matemática repercutem e produzem desigualdades, impregnando um amplo espectro de experiências que abrange aspectos afetivos e laborais da vida doméstica, relações de trabalho e modos de produção, produtos e estratégias da mídia, instâncias e preceitos legais e o cotidiano escolar.
Páginas: 160 • Formato: 14 X 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575265086 • Código: 27857 • Categoria(s): Educação, Educação Matemática, Educação Matemática • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Tendências em educação matemática • Coordenadores da Coleção Marcelo de Carvalho Borba • Mês/Ano de publicação: 09/2010