Paulo Vinicius Baptista da Silva
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Por que tem sido tão difícil alterar as representações de negros(as) e brancos(as) nos livros didáticos brasileiros? A partir desse questionamento, Paulo Vinicius Baptista da Silva apresenta aqui uma análise dos discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didáticos de Língua Portuguesa. Os livros destinam-se ao ensino fundamental brasileiro e foram produzidos no período entre 1975 e 2003. E, apesar do intervalo cronológico, o que se constata é que nossas crianças têm acesso a uma informação estereotipada, de caráter preconceituoso.
O que mudou nesses discursos, que estampam as páginas dos livros didáticos e perpetuam uma interpretação equivocada, por parte dos alunos, de si, do outro e da sociedade? Isso é o que mostra o autor, atento às lacunas nos conhecimentos acadêmicos acumulados sobre o tema, à intensa mobilização social e aos equívocos e descaminhos da ação governamental referentes à questão.
Páginas: 240 • Formato: 15,5 x 22,5 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575263365 • Código: 27045 • Categoria(s): Ciências Sociais, Cultura Negra • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Cultura negra e identidades • Coordenadores da Coleção Nilma Lino Gomes • Mês/Ano de publicação: 07/2008