Grupo editorial autêntica

PROFESSOR, CADASTRE-SE AQUI
Autêntica Editora

O professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes


R$ 34,00 Comprar

Felizmente, este livro é a obra que nunca tivemos e sempre esperamos sobre literatura na escola, sobre as relações do professor com a literatura, sobre as relações entre professor e alunos com a mediação da literatura.
Magda Soares

A série Conversas com o Professor nasceu de um projeto antigo: facilitar ao professor do Ensino Fundamental o acesso ao conhecimento produzido pela Academia numa linguagem não acadêmica, sem sofisticações teóricas, que levasse em conta a vivência  e a experiência desse profissional. Com este O professor e a literatura, acreditamos ter dado o primeiro passo nesse sentido: trata-se de um livro que realmente pode dar suporte ao trabalho em sala de aula, sem ignorar a bagagem que o professor traz consigo; um livro que não dá receitas, mas aponta para múltiplos caminhos e promove reflexão, questionamento, ampliação e enriquecimento sobre e dessa bagagem; um livro que instiga, que provoca, que seduz; convite a uma conversa – uma troca – fluente e acolhedora, fruto da grande experiência e da enorme sensibilidade da autora.

Depoimentos

Belíssimo livro. Leitura prazerosa, instigante, compulsiva: não larguei antes de chegar ao final. É um livro cuja leitura faz diferença na vida da gente. Aprende-se sobre nós mesmos, nossa inserção social, e sobre nossas relações com a leitura, educação, literatura, o fazer pedagógico…
São marcantes, corajosas e desmistificadoras as afirmações de que nem todos serão leitores de literatura; os leitores de literatura constituem um grupo restrito; não há concomitância entre ser leitor de literatura e as profissões do magistério ou de atuação na área do livro. Acho este enfoque precioso porque nos tira do constrangimento de nos pensarmos fracassados, como aluno ou como professor, quando não lemos tanta literatura. Penso que é um enfoque recente, e ainda não hegemônico, mas muito frutífero, para que as ações e iniciativas tenham o justo fôlego e não a idealização inútil e provocadora de tantas frustrações a mais em nossas vidas.
Léa Cutz Gaudenzi, educadora

Espero seja usado em larga escala nas escolas. É um livro de necessidade pública.
Armando Freitas Filho, poeta

Lígia, que beleza ficou o livro! Estou toda orgulhosa de estar lá, junto de você. E prevejo um grande sucesso…
Magda Soares, professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG

O último capítulo, sobre o consumismo, é mesmo para pensar e repensar.
Luís Camargo, escritor

  • Ligia Cademartori

    Ligia Cademartori é ensaísta e tradutora. Nascida no Rio Grande do Sul, vive em Brasília desde 1984. Doutora em Teoria da Literatura, foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de Brasília (UnB). Sobre a relação criança, literatura e educação, refletiu em livros como A criança e a produção cultural (Mercado Aberto, 1982); O que é literatura infantil (Brasiliense, 1986); Literatura infantil: autoritarismo e emancipação (Ática, 1987); A formação do leitor: o papel das instituições (Moderna, 1994); Literatura infantil: políticas e concepções (Autêntica, 2008).


Quem comprou este livro também comprou:

Obras da mesma área

Prêmio FNLIJ
Cecília Meireles 2010

O Melhor Livro Teórico 

Ficha Técnica do Livro

Páginas:
128
Formato:
15,5 x 22,5
Acabamento:
brochura
Editora:
Autêntica Editora
ISBN:
9788575264263
Código:
10406
Área temática:
Ensino da Escrita e da Leitura
Coleções:
Série Conversas com o Professor
Coordenadores da Coleção
Sonia Junqueira
Edição:
2

Autêntica

A Autêntica, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período, tornando-se hoje uma editora aliada dos educadores e demais envolvidos com a educação

Gutenberg

A Gutenberg foi criada em 2003 para abarcar livros de interesse geral e de ficção. Atualmente tem em seu catálogo 143 títulos, com destaque para a série best-seller Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta, sucesso em todo o Brasil.

Nemo

A Editora Nemo foi criada para abarcar as obras de quadrinhos. A proposta da Editora é reunir em seu catálogo, que já possui 65 álbuns, nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos.

Vestígio

A Vestígio é o novo selo editorial do Grupo Autêntica, criado para abarcar romances policiais. A proposta do selo é oferecer aos leitores uma literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros.

 

Belo Horizonte

Rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários,
Belo Horizonte - MG, CEP 30140-071, Tel. (31) 3214-5700

São Paulo

Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar,
São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468

Rio de Janeiro

Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975

Newsletter

Cadastre-se para receber a newsletter mensal do Grupo Autêntica.



VENDAS INSTITUCIONAIS
E LICITAÇÕES
+55 31 3465 45 00

TELEVENDAS 0800 28 31 322 ATENDIMENTO NACIONAL
INTERNATIONAL CALLS: +55 11 3034-4468

© Autêntica Editora Ltda 2014