Júlio César Araújo, Messias Dieb
Disponível Em Breve
Parece imensamente oportuno, pois, que se reforce o empenho pela pesquisa lingüística de diferentes fenômenos, nomeadamente quando tais fenômenos recobrem o domínio amplo e significativo do texto, do discurso e de suas múltiplas incursões. Essa pretensão está visivelmente presente no livro Linguagem e Educação: Fios que se entrecruzam na escola. O próprio título já aponta para a interdependência entre os que se cruzam, que se perpassam mutuamente. Na verdade, a proposta central do livro é por em destaque que não se pode pensar educação sem linguagem e que explorar a linguagem representa uma forma de desenvolver nas pessoas suas capacidades para compreenderem melhor o mundo e, assim, atuarem socialmente de forma ampla, crítica, participativa e adequada as situações concretas da interação social. Por isso, o livro está organizado para considerar, em primeiro lugar, a relação entre “práticas discurso e ensino”, em segundo, entre “literatura e ensino” e, por fim, entre “prática pedagógica e legislação educacional”, cumprindo, assim, de forma tão significativa, áreas ou perspectivas que transcendem em muito as estreitas visões da prescrição lingüística. Dra. Irandé Antunes (UFPE/UECE)
Páginas: 248 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9788575262443 • Código: 26923 • Categoria(s): Educação, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Linguagem e educação / Literatura e educação • Coordenadores da Coleção CEALE/FaE – UFMG • Mês/Ano de publicação: 06/2007 • Primeira edição: 06/2007