Filosofias e filosofia

Apresentação

Caros estudantes,

Bem-vindos ao livro Filosofia e filosofias: existência e sentidos.

Meu desejo é construir junto com vocês alguns modos de vivermos experiências filosóficas diversificadas e intensas!

Se este é o primeiro contato de vocês com a Filosofia, o livro permitirá dar os primeiros passos e entrar no mundo fascinante em que o pensamento se pensa a si mesmo. Se vocês já têm contato com a reflexão filosófica, encontrarão aqui caminhos para ir mais longe.

Tudo neste livro foi elaborado com cuidado para oferecer possibilidades de compreender filosoficamente a nós mesmos, aos outros e ao mundo na companhia de diferentes filósofas e filósofos, esses nossos amigos mais velhos!

A Unidade 1 abre as portas da Filosofia aos que não a conhecem e convida os que já a conhecem a atravessá-las com olhar renovado. A Unidade 2 é uma coleção de temas bastante significativos em nossa vida cotidiana e que aqui são tratados filosoficamente. Por essa razão, ela é maior do que as Unidades 1 e 3. A Unidade 3, por sua vez, organiza de modo didático alguns elementos que aparecem nas Unidades 1 e 2 e contribui para o estudo sistemático da história do pensamento filosófico.

Seja individualmente, seja com seus companheiros de escola, vocês poderão ler este livro de maneira linear, quer dizer, indo do começo ao fim. Mas também poderão explorar os capítulos fora da ordem em que se encontram, pois eles são autoexplicativos. Além disso, caso desejem uma abordagem histórica tradicional (partindo da Antiguidade, passando pela Idade Média, pelo Renascimento e pela Modernidade, até chegar aos nossos dias), os capítulos 5, 6 e 7 da Unidade 2 permitem um estudo desse tipo, por meio da reflexão filosófica sobre o amor. Mesmo esses capítulos podem ser estudados separadamente; mas, em conjunto, eles formam uma unidade dentro da Unidade 2.

O livro contém ainda uma grande quantidade de textos escritos por filósofas e filósofos, além de recursos culturais (documentos científicos, filmes, obras literárias, pinturas, músicas etc.) dos quais nascem as reflexões aqui apresentadas ou que podem ser tomados como ocasião para continuar a filosofar. Os títulos que acompanham os textos filosóficos nem sempre foram dados pelos pensadores que os escreveram, mas foram elaborados por mim, a fim de chamar a atenção para os pontos centrais de cada construção textual.

O que proponho é que filosofemos juntos, quer dizer, que pratiquemos juntos atos filosóficos em torno de assuntos diversos, procurando desenvolver o hábito da Filosofia ou do filosofar. Vocês perceberão que a atividade filosófica vai muito além da formação escolar, porque envolve muitos – senão todos – aspectos da nossa vida. No entanto, a escola continua sendo um lugar privilegiado para praticar a Filosofia, pois nela temos a possibilidade de nos beneficiar da companhia de nossos professores, amigos, colegas e todos os membros que compõem o ambiente formativo.

Espero que vocês aproveitem ao máximo a minha proposta e tenham o desejo de ir além deste livro, encontrando os próprios filósofos e filósofas por meio de suas obras, indicadas na bibliografia final, e obtendo muito prazer com a atividade de pensar sobre o próprio pensamento.

Participem dos fóruns de discussão e aproveitem o material lá disponibilizado.

Que uma longa e frutífera amizade cresça entre nós!

O autor.