Grupo Autêntica

Carregando...

Cinema, cultura e educação

A proposta da Coleção é a de que o campo educacional deveria ser privilegiado para introduzir outro universo ideológico e estético nos territórios da educação, da escola e da formação de professores. Com o intuito de contribuir para a formação dos educadores/as e das novas gerações que chegam à universidade e à escola, pretendemos defender um cinema que rompa com modelos estereotipados, distinto e desvinculado da produção em série, tipo “linha de montagem”; um cinema que bata de frente com os processos educativos que estão na contramão da emancipação humana.

Constata-se que apesar de seus 100 anos de existência e do pomposo qualificativo de sétima arte, na atualidade ela continua sendo uma linguagem praticamente esquecida nos programas escolares, ou então ali está reduzida a recurso didático, sendo que o bom cinema na escola deve ser muito mais do que isso. Mesmo que tenhamos chegado a uma situação em que a criança aprende a ler signos escritos e a pronunciá-los de uma forma mais ou menos científica, enquanto que uma porcentagem significativa de filmes que lhe são dados a ver, são assimilados de forma puramente intuitiva. É algo semelhante á do músico que aprende a tocar de ouvido. No entanto, os esforços de abordagem desta realidade não são mais que tímidas e isoladas tentativas no campo da educação. A possibilidade de se comunicar, de se expressar e de receber informação através do cinema supõe a aceitação prévia de que esta é uma forma de expressão tão importante hoje como a linguagem verbal, oral ou escrita. Observemos o número de horas letivas destinadas a esta arte e imaginemos as conseqüências. Assim, com esta coleção, direcionada principalmente para professores e demais profissionais da educação, mas também para o público em geral, pretendemos colocar em diálogo as articulações que a imagem deve promover, na universidade e fora dela. Pretendemos, igualmente, fazer emergir possíveis olhares que atribuam sentido à leitura e à escritura das linguagens visuais e que possibilitem a articulação de diferentes campos do conhecimento, como a pedagogia, a comunicação, a semiótica, a estética, a história, a sociologia, as artes, as tecnologias, a antropologia, etc. Desse modo, o universo de saberes de professores e alunos será enriquecido e ampliado permitindo uma ampla formação cultural.

Conselho Editorial

  • José S. Miguel Lopes
  • Inês A.C. Teixeira
  • Jorge Larrosa Bondía
  • Inés Dussel
  • Afrânio Catani
  • Milton José de Almeida
  • Célia Frazão Soares Linhares
  • Alfredo Veiga-Neto

Coordenadores da Coleção

  • Inês Assunção de Castro Teixeira
  • José de Sousa Miguel Lopes
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.