Grupo Autêntica

Newsletter Contemporânea
Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças

Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças

Livro físico Impressão sob demanda  impressão sob demanda

livrariadabok2.com.br, Umlivro

Carregando...

“Dedicado à prática filosófica na escola, aquele que trabalha em ‘filosofia com crianças’ pode, legitimamente, ser considerado um educador, alguém que ensina, no sentido de oferecer signos. Ele oferece textos e organiza em torno deles uma discussão. Enquanto tarefa pedagógica, a ‘filosofia com crianças’ é uma intervenção, um modo de influir intencionalmente na experiência das pessoas; porém trata-se de um tipo de intervenção muito especial, e por isso é preciso entender qual a natureza específica desta intervenção.
A educação obedece a uma necessidade humana de lutar contra o poder corrosivo do tempo, para evitar o esquecimento e a destruição daquilo que o trabalho e o pensamento têm construído pacientemente através da história. Mas essa cultura que se quer salvar precisa manter-se viva, porque se trata de manter a vida da cultura, e não apenas seu corpo mumificado. No entanto, nada se conserva na vida sem morrer a cada instante: eis aí o paradoxo do vivente. A morte e o nascimento fazem parte do mesmo mistério. O nascimento não é apenas o princípio da vida, e a morte não é apenas seu fim. Morte e nascimento fazem parte do mesmo acontecimento, são os dois nomes do devir. O devir é a máxima contração da vida e da morte.”

Páginas: 104 • Formato: 13,8 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575263303 • Código: 27157 • Categoria(s): Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Educação: experiência e sentido • Coordenadores da Coleção Jorge Larrosa, Walter Kohan • Mês/Ano de publicação: 07/2008 • Primeira edição: 07/2008


Outros livros deste(s) autor(es)

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.