Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria Lúcia Castanheira, Raquel Márcia Fontes Martins (Organização)
Alfabetização e letramento são atualmente temas recorrentes na produção acadêmica e na produção editorial voltada para a área da Educação. Entretanto, vale questionar: quais têm sido os diálogos possíveis entre esses temas e as práticas de professores alfabetizadores? Foi esse o mote que nos levou a propor esta nova coleção do Ceale, Alfabetização e Letramento na Sala de Aula, a qual aborda temáticas que tangenciam o cotidiano dos professores. Assim, este primeiro volume da coleção trata de assuntos como: planejamento escolar, avaliação diagnóstica, interação na sala de aula e letramento literário.
A produção deste livro mostrou-nos que escrever para professores exige muito mais do que reflexão e disciplina: vimos que é necessário compartilhar, no sentido de ter parte e também de tomar parte. Dessa forma, o desafio foi fazer o exercício de compartilhar o conhecimento acadêmico que temos e, ao mesmo tempo, apoderar, tomar parte do cotidiano da sala de aula. A proposta deste livro é que ele não apenas se aproxime do leitor-professor, mas que possibilite intensificar o diálogo entre a produção acadêmica e o fazer docente.
Páginas: 124 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575263549 • Código: 27105 • Categoria(s): Alfabetização e Letramento, Educação • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Alfabetização e Letramento na Sala de Aula • Mês/Ano de publicação: 10/2008 • Primeira edição: 10/2008